O que é redução de danos?

Está preconizada na Política de Atenção Integral a Usuários de Álcool e Outras Drogas (2003), e respaldada pela PORTARIA Nº 1.059/GM DE 4 DE JULHO DE 2005, do Ministério da Saúde.

È uma estratégia pragmática, própria do campo da saúde pública, que visa reduzir os danos causados pelo consumo de drogas lícitas ou ilícitas. Aplica-se aos indivíduos que, não podendo ou não querendo se abster, adotam comportamentos de risco ligados ao uso de drogas, como, por exemplo, o compartilhamento de seringas e agulhas para o uso injetável ou de canudos e cachimbos para consumo do crack, práticas sexuais de risco para DST/Aids e Hepatites, injeção de silicone líquido e anabolizantes, etc.

O QUE É EDUCAÇÃO ENTRE PARES?

O termo “educação entre pares”, veio do inglês peer educator e é utilizado quando uma pessoa fica responsável por desenvolver ações educativas voltadas para o grupo do qual faz parte. Ou seja, prostituta trabalhando com prostitutas, homossexuais trabalhando com homossexuais, travestis trabalhando com travestis, ex usuários de drogas trabalhando com usuários de drogas, Pessoa com trajetória de vivência nas ruas trabalhando com população em situação de rua e outros.

As ações da equipe de redução de danos do Programa BH de Mãos Dadas contra a Aids coordenada pela Acp – Sempre Viva e Supervisionada pelo Projeto AMMOR em convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, feitas entre pares, tem alcançado públicos até então resistentes a partir da criação de vínculo de confiança estabelecida pela estratégia de abordagem, pela capacitação continuada dos redutores, continuidade e estrutura de suporte às ações em campo, mas, sobretudo, pelo empoderamento dos redutores como agentes de transformação.

Redução de Danos + Programa BH de mãos dadas contra a AIDS

População Alvo:

  • UAD – USUÁRIO DE ALCOOL, CRACK E OUTRAS DROGAS
  • PSR – POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
  • PROSTITUTAS
  • TRAVESTIS E TRANSEXUAIS
  • GP – GAROTOS DE PROGRAMAS E HOMENS QUE FAZEM SEXO COM HOMENS

As intervenções nos campos é focada na prevenção, promoção e proteção à saúde sexual; redução de danos e promoção dos direitos humanos; reduzir a incidência da infecção pelo HIV e da aids,, sífilis, hepatites virais e outras DTS; expandir, oportunizar e aperfeiçoar a oferta do diagnóstico, em especial às populações com vulnerabilidade aumentada, através de “Intervenção de Educação entre Pares”

AJUDE-NOS A AMPLIAR NOSSAS AÇÕES

Você pode fazer diferença na vida de muitas pessoas